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Prefeitura do Rio Realiza Capacitação Para Profissionais da Assistência Social

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária, realizou nesta quinta-feira, 21/05, um webinar de prevenção à Covid-19. A palestra on-line foi voltada a profissionais que atuam em unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). Na capacitação, técnicos reforçaram as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus para pessoas em situação de vulnerabilidade. A intensificação dos cuidados nesses locais, como a limpeza e desinfecção de superfícies, o uso adequado do álcool 70% em gel e de equipamentos de proteção individual (EPIs), e ainda o processo de manipulação e armazenamento de produtos domissanitários (desinfetantes domiciliares) foram alguns dos temas apresentados no encontro.
Com foco nos profissionais que trabalham nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e nos Centros de Atendimento à População em Situação de Rua, a qualificação teve a participação de 172 internautas. O grupo aproveitou a oportunidade para esclarecer as principais dúvidas do dia a dia em relação à prevenção nessas unidades. Algumas delas se referem à circulação nos refeitórios, onde deve ser mantido o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, com apenas uma (devidamente paramentada) servindo as refeições. Outro questionamento foi sobre os atendimentos individuais nos centros de acolhimentos, com a recomendação de que sejam feitos em ambiente externos, mantendo assim o isolamento recomendado neste período de pandemia.
A palestra desta quinta integra o programa de webinars criado em abril pela Superintendência de Educação da Vigilância Sanitária (pasta vinculada à Secretaria Municipal de Saúde) para atender a diversos setores, como os de saúde, alimentação e hoteleiro. Alguns dos temas já apresentados são a limpeza e desinfecção em serviços de saúde; o gerenciamento e manejo de resíduos; as boas práticas para serviços de alimentação delivery; o atendimento ao público em ambientes coletivos; e orientações técnicas sobre a Resolução SMS Nº 4.397, que trata da comercialização e realização de testes rápidos para a Covid-19. No cronograma tem ainda qualificação para p segmento veterinário, como a palestra sobre cuidados em clínicas veterinárias, banho e tosa, canis e petshops.

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